Antes de tudo, irei citar um erro que muitos estudantes cometem durante sua vida acadêmica, (estudar somente na véspera das provas)

 Caso você tenha se identificado com essa situação, em minha opinião como estudante “também já passei por isso” e de diversos especialistas, não é o correto a se fazer. Por experiência própria, estudar na véspera das provas pode render a você boas notas, porem tudo não passa de uma mera ilusão consigo mesmo. Após a prova, você acaba esquecendo grande quantidade conteúdos aplicados, pois tudo não passa de uma decoreba, e não aprendizagem, que é o objetivo a ser conquistado. 

Depois de se habituar a esse novo esquema de estudo, além de eu ficar tranquilo ao fazer as provas, minhas notas melhoraram e dificilmente esqueço o conteúdo aplicado.

Então vamos lá, darei a vocês algumas dicas de como estudar, e que vem me ajudando muito na vida acadêmica.

Estudar sozinho - Acredito que estudar sozinho é mais eficaz do que grupos de estudos, pois você forçar sua mente ao ponto de aprender, e caso tenha duvida sobre algum conteúdo, procurar algum professor para esclarece-la.

Conteúdos aplicados em aula - Todos os conteúdos aplicados em aula é preciso tirar um tempo para analisar e estudar, preferencialmente no mesmo dia. Exemplo: caso você estude no período da manhã, tirar um tempo para estudar em casa no período da tarde, pra quem estuda de tarde, tirar um tempo para estudar a noite, e finalmente, pra você que esta no mesmo barco que eu e estuda de noite, está ferrado igual a mim, fazer o sacrifício de estudar de madrugada, mas a recompensa vem.

Releitura – Leia e releia varias vezes o mesmo conteúdo até entender o que se passa.

Anotar – Uma das dicas que particularmente acho muito interessante é o ato de anotar trechos importantes do conteúdo, lembre-se de nunca grifar, e sim anotar em um rascunho, pois tudo que você anota a maior parte é gravado automaticamente em seu cérebro, e a aprendizagem passa a ser mais efetiva.

Auto Explicação – Uma técnica útil para aprendizagem de conteúdos, é explicar a você mesmo com suas próprias palavras, e tirar as duvidas em algo que não entendeu.

Analisar o estudo - Para analisar realmente se o estudo foi efetivo, faça uma avaliação pratica sobre o que você estudou.

Cansado? E por ultimo, para o estudo não ficar cansativo lembre-se de intercalar, entre exatas e teóricas.



Um ladrão rouba um tesouro, mas não furta a inteligência. Uma crise destrói uma herança, mas não uma profissão. Não importa se você não tem dinheiro, você é uma pessoa rica, pois possui o maior de todos os capitais: a sua inteligência. Invista nela. Estude!
Augusto Cury

Bom pessoal, essas são algumas das técnicas que utilizo para estudar, agora é só enfiar a cara nos livros, lembrando que cada pessoa se encaixa no seu modo de estudo.





Bons estudos e até mais.

Fonte: Analisando Engenharia

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top